Como foi criado o programa Direito na Escola?

O programa Direito na Escola foi criado pelo professor de Direito Lucas Andrade Brandolis no ano de 2011, na cidade de Belo Horizonte/MG.

O professor Lucas Andrade Brandolis nasceu em fevereiro de 1985, e embora tenha atuação social com o programa Direito na Escola há mais de 10 anos, nunca foi filiado a nenhum partido político e nunca foi candidato a nada, tendo sua fase adulta totalmente voltada para a educação. É graduado em Direito, advogado, pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, mestre em Direito, com linha de pesquisa voltada para a educação ambiental e graduando em Pedagogia pela UFMG.

No mundo do trabalho já se aventurou muito nos esportes, trabalhou em várias frentes do setor empresarial, já atuou profissionalmente em comerciais de TV e finalmente veio o magistério aos 26 anos, continuando atualmente a exercer a docência em diversas faculdades, universidades, cursos técnicos, escolas, cursinhos preparatórios para concurso, para o exame da OAB.

Lucas, que é filho de pedagoga e de um professor de matemática, pensou em abandonar os estudos, começou a trabalhar aos 14 anos e sempre buscava soluções para sua vida fora da escola, passando por diversos tipos de trabalhos, empregos, empresas e atividades. Em sua adolescência estava totalmente desacreditado do sistema escolar, discordava dos métodos, questionava os conteúdos, argumentava sobre a desconexão das matérias que aprendia com o que vivenciava na vida do trabalho e notava a desatualização do ambiente escolar frente aos avanços tecnológicos, que já observava na televisão e em outros meios de comunicação.

Lucas, apesar de pertencer a uma família de classe média, não dispunha de grandes recursos financeiros em sua infância e adolescência. Porém seus pais eram professores, que amavam e acreditavam na educação. Por isso, ele estudou em grandes escolas particulares graças às bolsas de estudos e aos esforços da família.

Totalmente desacreditado com a escola, foi direcionado pela sua mãe, que além de obrigá-lo a concluir o ensino médio na cidade de Belo Horizonte, escolheu para ele o curso de Direito e o compeliu a se matricular na faculdade.

Após essa matrícula “compulsória” na faculdade de Direito, como já tinha alguma maturidade absorvida no árduo mundo do trabalho e por ter em casa o exemplo de seu pai, que é um homem trabalhador, teve consciência do privilégio que é estudar.

Dessa forma foi para seu primeiro dia de aula com o propósito de tentar ressignificar sua trajetória educacional e de aproveitar essa oportunidade.

Ao chegar na faculdade, em seu primeiro dia de curso, deparou-se com uma Aula Magna ministrada pelo professor de Direito Civil Nelson Rosenvald. Seu espanto com o que viu foi tão grande, que teve até dificuldade de saber o que pensar. A começar pelo alto preparo do professor, que chamou muita atenção, porque mesmo tendo estudado nas melhores escolas, até então não havia tido contato com um professor de Direito tão qualificado. Além do impacto que teve com a didática e com a estética da apresentação, ficou paralisado com o tema que ouviu, que era a matéria de responsabilidade civil, em que o professor explicava, citando um exemplo de acidente entre veículos, sobre danos materiais, morais e indenizações. A frase que

veio a mente do professor Lucas ao experienciar tudo aquilo foi: “eu tinha que ter aprendido isso antes”.

No decorrer do curso de graduação, além da magistral aula de Direito Civil, ao ter acesso às demais disciplinas do Direito como o Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Tributário e outros, a frase “eu tinha que ter aprendido isso antes” evoluiu para “todo mundo tem que saber isso”.

Com o espírito renovado sobre a importância do Direito e da educação, Lucas consegue ser formar na graduação, com 24 anos no ano de 2009 e 02 anos depois, em 2011, se torna professor de Direito e começa a levar os seus alunos e colegas professores de Direito para ministrar aulas sobre crimes e sobre drogas nas escolas.